JESUS CRISTO

JESUS CRISTO
NOSSO SALVADOR

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

RELÓGIO

terça-feira, 27 de agosto de 2013

DOM MARCOLINO ESMERALDO DE SOUZA DANTAS, CRIADOR DA PARÓQUIA DE PARNAMIRIM


Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas (Inhambupe, Bahia, 22 de Janeiro de 1888 — Natal, 8 de Abril de 1967) foi um Arcebispo Católico. Foi 4º Bispo de Natal, posteriormente seu 1º Arcebispo. Foi Ordenado Sacerdote por Dom Eugênio Sales, teve como Sagrante Principal Dom Augusto Álvaro Cardeal da Silva e consagrantes Dom Ranulfo da Silva Farias e Dom Ático Eusébio da Rocha.

EPICOPADO

Dom Marcolino, foi durante 38 anos Arcebispo de Natal (teve o Governo mais longo da Arquidiocese de Natal), durante esse grande Bispado Ele conseguiu grandes feitos para, então, Diocese. Como a construção do Prédio do Seminário de São Pedro, o dispensário Sifrônio Barreto, o Santuário de Santa Terezinha no Tirol, lançou a idéia de uma Nova Catedral, restarou o jornal Diocesano, criou 11 Paróquias. Em 1945 comemorou os 300 anos do Martírio de Cunhaú e de Uruaçú e, em 1953 os 200 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora da Apresentação. Foi grande incentivador dos Congressos Eucarísticos Paroquiais. Em 1952 pela Bula “Arduum Onus” do Papa Pio XII, a diocese de Natal passa a se tornar Arquidiocese de Natal com duas Dioceses sufragâneas Caicó e Mossoró, que foram criadas no governo de Dom Marcolino. A partir de 1952 Dom Marcolino se torna o primeiro Arcebispo Metropolitano de Natal.
FONTE - BLOG DAVI GOUVEIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 25 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO. MINHA SANTA PROTETORA É NOSSA SENHORA DOS IMPOSSIVEIS